Wednesday, November 15, 2006

Idealizando e criando expectativas.


Este tema está a sugerir alguma ""divergência", sem haver caso disso.


O que quiz dizer no excerto anterior é que, quanto mais idealizarmos, maior é a hipotese de nos frustramos.

Logo não devemos idealizar algo impossivel. Pois será impossivel de ser concretizado.


Idelização está sempre ligada com expectativa.

E espectativa sempre ligada á ansiedade.


Existe também um ponto importante a salientar que reside entre idealização e ambição.


Primeiro ponto, para não nos dispersarmos:


Todos nós já devemos todos ter ouvido falar na expressão:

"Quanto mais alto se vai, maior é a queda."

Isto acontece no proceso de idealização.


Quando idealizamos coisas que não nos são possiveis de atingir, projectamos-las para o ar, para a mente apenas ( para um mundo fantástico - criado por nós) e não as concretizamos, porque são impossiveis de conseguir, ou raros os casos serão possiveis, tipo comprar um ferrari... secalhar é possivel se e, apenas se, sair o totoloto ou euro milhões.


As coisas que idealizamos para nós são um pouco mais relativas e subjectivas.


A nivel funcional, prático e material, idealizamos ter dinheiro. Sim, para podermos ajudar os outros, para vivermos numa situação melhor. Pelo menos é o que todos pensamos quando e se jogamos o totoloto, ou euro milhões... Outros idealizam ter uma boa casa, ou um grande e belo carro...


Mas a idealização a que me referia neste prisma - é exactamente isso - o idealizarmos apenas aquilo que conseguiremos ter. E o que temos, é de tentar ter dinheiro para o dia a dia. Para sobrevivermos com condições dignas.


Portanto, desejamos/idealizamos ter uma vida melhor. Mas com a noção de que o primeiro passo é ultrapassado, o de ter o minimo de condições de vida.


Acerca da ambição, que entra no ponto mais alto da idealização, a ambição é querermos á viva força conquistar os objectivos que idealizámos. E isso gera a ganância das coisas. O egoísmo e o egocentrismo.


Não é nada disso que falo.

Mas sim do facto de idealizarmos para nós aquilo que poderemos alcançar, permite-nos ter o equilibrio do dia a dia. Sem projectar essas idealizaçãoes para o mundo da fantasia, onde ficam apenas em stand by ou suspensos no ar.


Idealizar para conseguir - sem criar expectativas é a melhor ferramenta, para conquistarmos as coisas e vivê.las de forma intensa. No nosso dia a dia.


Esta é a forma mais simples de se viver. Não idealizando algo que não podemos conquistar, mas estarmos despertos ao que poderemos receber sem criar a espectativa disso.


Viveremos com muito mais harmonia, e com muito mais intensidade, se recebermos aquilo que não estávamos á espera.

Pois estaremos mais ávidos também a receber o que o universo tem para nos dar. E assim também a nos mostrarmos gratos ao próprio universo. É aprender a dar valor ao momeno propricio em que recemos as coisas. No momento oportuno e não depois ou antes.


O processo de idealização divide-se em dois planos, como falei no excerto anterior - prático e funcional, e ideologia espiritual e ou sentimental. São bem diferentes um do outro, mas projectam-se como um ideal na nossa mente.

Ideal que se pode projectar ou não, no nosso dia a dia.


Por isso, escolho idealizar apenas aquilo que conseguirei atingir dia após dia.

Porque assim as hipoteses de sucesso serão maior. E o risco de frustração e espectativa das coisas, menor.
Porque ao viver cada momento da minha vida de forma intensa, terei a dar a devida atenção ao momento presente. Ao aqui e ao agora das coisas.
E sentirei de uma forma muito mais intensa, cada particula que se apresenta como nova na minha vida.
Reconhecerei também e de uma forma muito melhor, a beleza que o mudo nos traz. Eu com isto, vivo no meu mundo idealizado - Realizado.
Pois consigo realizar-me perante aquilo que idealizo.
É só isto...
simples não?
Não inventes"Revolução feita por nós"!! ihihihih.


1 comment:

A Revoluçao Feita por Nós said...

Eu nao inventei Horácio! Ops..raquel! Simplesmente...o Take II da idealização e ao que me referia...acabas-te tu de dar continuidade ao que escreves-te, também porque comentei e ao comentatar também ajudei-te a idealizar uma resposta de continuidade. Quem é amigo? Quem é Raquita?

Há sempre mais algo a dizer...há sempre mais algo a fazer. Vês..neste segundo Take já falas nas expectativas. Há sempre mais algum pontinho...sempre...